Para cada bebê que nasce, nasce junto uma mãe

Para cada bebê que nasce, nasce junto uma mãe
Para cada bebê que nasce, nasce junto uma mãe
Gravidez - Estado especial da mulher

Há aquelas mães que não planejaram a gravidez, e muitas demoram a se acostumar com a surpresa. Se quando planejamos já temos tantos sentimentos, anseios e dúvidas, quem dirá uma gravidez que não foi programada, ou até mesmo indesejada, como não se pode voltar atrás o ideal mesmo é seguir em frente e não se frustrar, pelo contrário, agradecer à Deus por este momento tão mágico, pois muitas mulheres não conseguem engravidar. Mas há mulheres que planejam, e que por vários motivos não tomam uma atitude por medo e insegurança, pois cuidar e criar um filho requer muita responsabilidade, amor, paciência e compreensão, e ainda tem aquelas que se preocupam com o corpo, como ficará após a gestação. Toda gravidez requer cuidados especiais tanto para a mãe como para o bebê, cabe a nós nos atentarmos a estes fatos. Grande parte do caminho percorreremos seguindo nosso instinto materno, o qual já nos ensina desde quando engravidamos, é claro que tudo não é tão simples assim, por isso é muito bom planejarmos e aguardarmos o momento certo, momento esse que todas sabemos quando chega, pois não desejamos outra coisa a não ser engravidar e ter um bebê. Nunca saberemos tudo, a cada dia e em todos os momentos aprenderemos uns com os outros e também devido a própria experiência que aos poucos vamos adquirindo. Por isso conto com vocês para tornar este blog especial e sempre com novas informações. Naveguem por ele e descubra a cada dia algo novo, é claro que peço muita paciência, pois para deixá-lo com tantas informações requer tempo, e quem é mamãe sabe que nossos filhos tomam a maior parte dele, mas isso é muito bom. Só me resta então desejar "Boas Vindas" a todos (as).


27/05/10

Preparando-se para a gravidez

Após você e seu marido (parceiro) dessidirem que realmente chegou o momento para você tentar engravidar, é necessário seguir alguns passos cruciais para uma gestação tranquila e saudável.


Marcar uma consulta com o ginecologista


"Desejo engravidar." Provavelmente você vai sentir um friozinho na barriga quando disser essa frase para o seu ginecologista. O médico vai então avaliar se você tem algum problema de saúde, como diabete, hipertensão ou depressão. Também havaliará que tipo de método anticoncepcional você está usando e se você já teve algum problema menstrual, ovulatório, se já sofreu um aborto espontâneo e se já tem filhos, e também qual foi o tipo de parto e se teve alguma complicação. É necessário informá-lo quando foi seu último exame de papa nicolau, pois durante a gravidez não será realizado esse exame, apenas alguns meses após o parto.

Exames a serem realizados

Alguns médicos podem solicitar um exame de urina para detectar alguma possível infecção urinária.

Vacinas

Se você não possuir imunidade para rubéola, onde é constatado através do exame de sangue, ou se você nunca tomou a vacina, deverá tomá-la ao menos 1 mês antes de engravidar.

Suplemento de Ácido Fólico

As mulheres que estejam pensando em engravidar devem tomar em torno de 5 mg de ácido fólico por dia, 3 meses antes e depois de engravidar. Defeitos na formação do tubo neural do bebê são evitados em grande parte com a suplementação de ácido fólico, por isso sua importância.

Esclarecendo as dúvidas

Na consulta com o ginecologista, aproveite para falar de qualquer outra preocupação que possa ter. Caso tome algum medicamento regularmente, veja se é preciso mudar a dose ou o tipo de remédio. Não deixe de mencionar outros tratamentos que esteja fazendo. Inclusive se você tiver um histórico de doenças hereditárias na sua família ou na de seu parceiro, é bom solicitar um aconselhamento genético.

Peça algumas dicas ao ginecologista

Quando eu e meu marido decidimos engravidar, isso mesmo nós (plural), pois hoje em dia os homens engravidam junto com as mulheres, pois participam de todas as etapas na maioria das vezes regularmente, ao entregar todos os exames solicitados pelo médico e após ele falar que estava tudo ok e que era só começar a tentar, perguntei a ele se podia me dar algumas dicas para engrenar o processo, o Dr. Dong do Centro de Saúde do Jd. Simus em Sorocaba, me explicou que muitas mulheres não conseguem engravidar porque tentam todos os dias, o que acaba enfraquecendo o espermatozóide, e falou que o ideal é que durante o período fértil que ocorre em torno do 10° ao 16° dia a contar do 1° dia da menstruação, tentar um dia sim, e um não, ou seja, tentar no 10°, 12°, 14° e 16° dia após o início da menstruação. Segui as recomendações e logo no primeiro mês consegui engravidar, mas é claro que isso depende de mulher para mulher.


3 comentários:

  1. Amei seu blog su,assim posso tirar minhas duvidas de como engravidar,ando muito ansiosa e acho que o medo e insegurança as vezes atrapalham mas vou ter fé tudo é no tempo de DEUS bjão. ju

    ResponderExcluir
  2. olá adorei o blog, já tenho uma menina de 5 aninhos e agora estou tentando engravidar quero muito um menino, mas seija o que Deus quizer, vou seguir as dicas quero engravidar no mes de dezembro. beijos

    ResponderExcluir
  3. Lindo Blog, delicado, sincero,...me emocionei e consegui reviver a maternidade! Meu filho já tem 11 anos e estamos pensando em ter mais um bebê e ler palavras tão doces me deu mais coragem! Parabéns pelo espaço e iniciativa!

    ResponderExcluir