Para cada bebê que nasce, nasce junto uma mãe

Para cada bebê que nasce, nasce junto uma mãe
Para cada bebê que nasce, nasce junto uma mãe
Gravidez - Estado especial da mulher

Há aquelas mães que não planejaram a gravidez, e muitas demoram a se acostumar com a surpresa. Se quando planejamos já temos tantos sentimentos, anseios e dúvidas, quem dirá uma gravidez que não foi programada, ou até mesmo indesejada, como não se pode voltar atrás o ideal mesmo é seguir em frente e não se frustrar, pelo contrário, agradecer à Deus por este momento tão mágico, pois muitas mulheres não conseguem engravidar. Mas há mulheres que planejam, e que por vários motivos não tomam uma atitude por medo e insegurança, pois cuidar e criar um filho requer muita responsabilidade, amor, paciência e compreensão, e ainda tem aquelas que se preocupam com o corpo, como ficará após a gestação. Toda gravidez requer cuidados especiais tanto para a mãe como para o bebê, cabe a nós nos atentarmos a estes fatos. Grande parte do caminho percorreremos seguindo nosso instinto materno, o qual já nos ensina desde quando engravidamos, é claro que tudo não é tão simples assim, por isso é muito bom planejarmos e aguardarmos o momento certo, momento esse que todas sabemos quando chega, pois não desejamos outra coisa a não ser engravidar e ter um bebê. Nunca saberemos tudo, a cada dia e em todos os momentos aprenderemos uns com os outros e também devido a própria experiência que aos poucos vamos adquirindo. Por isso conto com vocês para tornar este blog especial e sempre com novas informações. Naveguem por ele e descubra a cada dia algo novo, é claro que peço muita paciência, pois para deixá-lo com tantas informações requer tempo, e quem é mamãe sabe que nossos filhos tomam a maior parte dele, mas isso é muito bom. Só me resta então desejar "Boas Vindas" a todos (as).


27/05/10

Desenvolvimento do bebê de 0 a 2 anos

                                                            Recém-nascido 

Até os 28 dias de vida o bebê é considerado recém-nascido. Os bebês dormem praticamente o dia todo, alguns chegam a trocar o dia pela noite, pois não sabem distinguir essa diferença. 

Dica: Troque olhares com seu bebê, pois é desse modo que se iniciam as suas primeiras "conversas". Acaricie bastante seu bebê enquanto está amamentando (eu faço isso com o meu bebê até hoje, e olha que ele já tem 01 aninho, a retribuição é gratificante).

                                                                   1º Mês   

Eles já reconhecem o cheiro e a voz da mãe, e choram quando querem mamar, quando estão com dor ou desconforto. Ele movimenta o pescoço preferindo deixar a cabeça de lado.

Dica: Preste atenção ao choro do bebê e tente identificar as diferentes necessidades ligadas aos distintos choros.

                                                                    2º Mês

A voz materna o acalenta, por isso cante e converse bastante com seu bebê. Ele movimenta as pernas como se estivesse pedalando.

Dica:  Converse com seu filho daquele jeito típico da linguagem das mães, jeito meigo, carinhoso e infantil, pois faz parte da intimidade que se cria entre você e o bebê.

                                                                   3º Mês

Já consegue sustentar a cabeça, fixa o olhar quando algo o agrada, e já começa a sorrir quando recebe agrados de alguém.

Dica: Não deixe ele sozinho em cima de qualquer móvel nem por um segundo, nunca dê remédio que não tenha cido receitado.

                                                                   4º Mês

Estica as mãos para segurar brinquedos, fica sentado no carrinho, e continua colocando tudo na boca. Quando é colocado de bruços, levanta a cabeça e os ombros brinca com a voz. O bebê pode começar a ficar careca devido a queda de cabelo, pois eles precisam se renovar.

Dica: Quando oferecer algo para seu bebê, como um brinquedo por exemplo, espere um pouco para ver sua reação, com isso ele aprenderá a expressar aceitação.


                                                                   5º Mês

Vira-se sozinho e rola de um lado para o outro, agarra os brinquedos e segura firme se tentar tirá-los. Dá gargalhadas e quando escuta algum barulho procura de onde vem. Em breve os dentinhos irão nascer, por isso é muito importante observar se a gengiva está vermelha e inchada, o bebê também pode chorar devido a este desconforto.

Dica: Desde cedo após as mamadas passe uma gase na gengiva,  assim você começa a prepara-lá para receber os dentinhos.


                                                                  6º Mês 

Gosta de ficar com quem conhece e pode estranhar pessoas desconhecidas. Usa as mãos para poder pegar algo, bater e apertar. Depois do seis meses o bebê irá começar com alimentos sólidos e a papinha doce deve ser introduzida aos poucos de acordo com as recomendações médicas. Também é hora de dar água e sucos para o seu bebê tudo sem a necessidade de açúcar e é claro que a amamentação deve continuar.

Dica: Eu preparo os sucos do meu bebê com a ajuda do liqüidificador ou juicer, de acordo com cada tipo de fruta, mas como os sucos naturais perdem o valor nutritivo muito rápido devem ser consumidos imediatamente, porém eu nunca tive muita paciência de todos os dias fazer uma quantidade pequena de suco, sendo assim eu faço uma quantidade significativa de acordo com cada fruta que utilizo, e congelo o suco colocando dentro de saquinhos pequenos, aqueles que são utilizados para fazer geladinhos, assim todo dia de manhã retiro pequenas porções e deixo descongelar naturalmente antes de oferecer para o meu bebê. 
Eu também faço tipo um docinho de maçã para ele, eu descasco a maçã, corto em pedacinhos pequenos, coloco em um prato de vidro e coloco no microondas por 02 minutos, depois amasso e dou para ele, fica bem gostoso parecido com uma compota de doce de maçã, porém sem a adição de açucar. Você também pode fazer isso com a banana. O meu bebê gosta bastante.


                                                                   7º Mês

Senta sozinho com maior facilidade, chora alto, grita, e pode repetir sons como "ba-ba", "ta-ta".

Dica: O bebê pode buscar ativamente chamar a atenção dos pais, tentando agradá-los e obter sua aprovação. Mostre a ele que você está atenta a seus pedidos. Não use andador, pois além de não ajudar no desenvolvimento do bebê, pode causar quedas graves.


                                                                 8º Mês

Começa a engatinhar e ficar de pé. Consegue se levantar com a ajuda das mãos. Puxa os próprios cabelos. O bebê já deve dar início a papinhas salgadas.

Dica: Esmague os alimentos ao invés de triturá-los no liqüidificador, pois além de manter a fibra dos alimentos, estimula a mastigação. Ao invés de misturar os alimentos para  dar ao bebê, dê um de cada vez, para que ele conheça cada sabor e permita que você saiba quais são de maior aceitação por ele. Deixe fora do alcance objetos pequenos, cortantes e de pontas, além de medicamentos e de produtos de limpeza. Proteja as tomadas e os fios elétricos para evitar choques.

                                                              
                                                                9º Mês

O bebê se locomove sozinho, e é capaz de segurar a mamadeira sozinho e levá-la a boca. Ele está em uma fase de descobertas, cada vez mais atento aos sons, cores e exturas de objetos.

Dica:  Evite brinquedos que possam soltar peças pequenas, olhe sempre o selo de qualidade dos brinquedos e a faixa etária também. Matenha sacos plásticos fora do alcance, esses cuidados evitam o risco de sufocamento.


                                                               10º Mês

O bebê começa a balbuciar algumas  palavra e já pode dizer "papá", "mãmã" e "dá". Ele começa a ensaiar algumas frases e talvez nem ele saiba o que está falando.

Dica: Não permita que o bebê tenha acesso sozinho a escadas, fogão, ferro, baldes, banheiras e piscina.


                                                               11º Mês

Agora que consegue ficar em pé, quer dar os primeiros passos. Não é bom soltá-lo de uma vez, pois seus músculos e articulações ainda estão se acostumando com o novo desafio. Portanto o ajude segurando sua mão, até que ele tenha mais firmeza. O bebê já bedece a algumas ordens.

Dica: Evite que as pontas da toalha da mesa fiquem ao alcance do bebê, pois ao puxá-las, ele pode sofrer ferimentos graves por derribar objetos, vidros e líquidos quentes.


                                                              12º Mês

Começa a dar os primeiros passos. Fica sem graça na presença de estranhos, articula mais as palavras. Já pode participar das refeições em família, estimule seu filho a usar o copinho ao invés da mamadeira que pode prejudicar a arcada dentária e a mastigação.

Dica:  Para evitar queimaduras, use as bocas de trás do fogão e crie o hábito de manter os cabos das panelas voltados para o centro do fogão.


                                                         1 ano   a   1 ano e 2 meses

Memoriza mais as coisas, mostra senso de humor. Gosta de apertar, sacudir e jogar os brinquedos.Tudo o que ele pega vai logo para o chão. Apesar dos adultos não entenderem é assim que eles descobrem os limites do mundo e as caracteríticas dos objetos, os pais não devem reprimí-los e sim dar objetos e brinquedos apropriados, além de brincar junto com eles.

Dica|: Levê-o para passear ao ar livre, com o verde da grama e o azul do céu. ( levei o Nicholas para passear no zoológico pela primeira vez, ele ficou encantado com os animais, já o havia levado para passear e brincar em parques com bastante verde, e a reação dele foi incrível ao tocar a grama e ter contato com a terra, é lógico que depois temos que dar um bom bahno nessas ferinhas e não deixá-los ter contato com areia, onde ele pode adquirir algumas doenças devido a urina e fezes de cachorro, e entre outras coisas também). Leia a sessão "estórias engraçadas" do arquivo do Blog no mês de Julho, onde conto a bagunça que meu filho quer fazer em casa.

                                                        1 ano e 3 meses  a   1 ano e 4 meses

Reconhece o uso de vários utensílios domésticos como : vassoura, telefone, colher. As mímicas e imitações podem ajudar a ensiná-lo nesta fase.

Dica: Simule que está comendo, penteando o cabelo, logo ele repetirá todos os gestos.

                                                     
                                                        1 ano e 5 meses   a   1 ano e 6 meses  

As crianças se apegam mais as pessoas que tomam conta delas e ficam anciosas quando ficam distantes dos pais. Andam com mais firmeza e aos poucos experimentam pequenas corridas.

Dicas: Se a sua casa ou o apartamento não possuem espaço para a criança brincar, procure algum lugar onde ela consiga se exercitar à vontade, pois quanto mais ela praticar suas novas habilidades, melhor será seu desempenho.


                                                   1 ano e 7 meses   a   1 ano e 8 meses

A criança já sabe o que é dela e o que é de vocês, mas quer ter o controle sobre tudo. Demonstra ter vontade própria e testa limites. Já pode conseguir subir em sofás e cadeiras.

Dica: É importante que vocês se sintam seguros em não satisfazer todas as vontades de seu filho (a), utilizem regras de comportamento de modo claro e firme. 


                                                   1 ano e 9 meses   a   1 ano e 10 meses

Pode ajudar a se vestir, começa a fingir durante brincadeiras.

Dica: Entre na brincadeira junto com a criança, dessa forma você a estimula cada vez mais.


                                                        1 ano e 11 meses   a   2 anos

Já pode controlar o xixi e o cocô, nessa idade a capacidade de comunicação da criança aumenta cada vez mais, ela é capaz de aprender inúmeras palavras todos os dias.

Dica: Treine para usar o penico,  primeiro a criança costuma avisar que fez xixi ou cocô só depois que já o fez, aos poucos começa a dizer com antecedência esse é o sinal para incentivá-la a usar o penico. Toda vez que isso acontecer, elogie-a. Também é importante tornar o banheiro um ambiente agradável, com brinquedos e objetos para despertar a atenção do pequeno, além de  ter muita paciência durante o treinamento. E é claro, os pais não devem recorrer a nenhum tipo de punição se a criança falhar, pois a vergonha e a culpa podem retardar o processo.



Essas informações são somente um resumo, e são baseadas em fatos gerais. Cada criança se desenvolve a seu tempo, baseada em suas atividades diárias.



Fonte: Caderneta de Saúde da Criança cedida pelo Ministério do Governo 
Pesquisas na internet




































Nenhum comentário:

Postar um comentário