Para cada bebê que nasce, nasce junto uma mãe

Para cada bebê que nasce, nasce junto uma mãe
Para cada bebê que nasce, nasce junto uma mãe
Gravidez - Estado especial da mulher

Há aquelas mães que não planejaram a gravidez, e muitas demoram a se acostumar com a surpresa. Se quando planejamos já temos tantos sentimentos, anseios e dúvidas, quem dirá uma gravidez que não foi programada, ou até mesmo indesejada, como não se pode voltar atrás o ideal mesmo é seguir em frente e não se frustrar, pelo contrário, agradecer à Deus por este momento tão mágico, pois muitas mulheres não conseguem engravidar. Mas há mulheres que planejam, e que por vários motivos não tomam uma atitude por medo e insegurança, pois cuidar e criar um filho requer muita responsabilidade, amor, paciência e compreensão, e ainda tem aquelas que se preocupam com o corpo, como ficará após a gestação. Toda gravidez requer cuidados especiais tanto para a mãe como para o bebê, cabe a nós nos atentarmos a estes fatos. Grande parte do caminho percorreremos seguindo nosso instinto materno, o qual já nos ensina desde quando engravidamos, é claro que tudo não é tão simples assim, por isso é muito bom planejarmos e aguardarmos o momento certo, momento esse que todas sabemos quando chega, pois não desejamos outra coisa a não ser engravidar e ter um bebê. Nunca saberemos tudo, a cada dia e em todos os momentos aprenderemos uns com os outros e também devido a própria experiência que aos poucos vamos adquirindo. Por isso conto com vocês para tornar este blog especial e sempre com novas informações. Naveguem por ele e descubra a cada dia algo novo, é claro que peço muita paciência, pois para deixá-lo com tantas informações requer tempo, e quem é mamãe sabe que nossos filhos tomam a maior parte dele, mas isso é muito bom. Só me resta então desejar "Boas Vindas" a todos (as).


27/05/10

Vacine seu filho ... Cuide de quem você ama

Decidi fazer este post devido a importância da saúde de nossos filhotes, os quais são nossos maiores bens, e não tem medida para fazermos bem a quem amamos.

Importante:  

É muito simples nos locomovermos até um posto de saúde para serem aplicadas as vacinas em nossos filhos, sei que estou generalizando, e que existem pessoas que moram em meio a um rio, montanhas , etc, o que dificulta , mas falo de um modo geral, pois sei que a maioria e bota maioria nisso, da população possui um posto de saúde bem próximo a sua casa. É gente, mas infelizmente mesmo com todas essas facilidades todas às vezes que levo meu filho para ser vacinado vejo cada coisa e atitudes de mães irresponsáveis que nem dá pra acreditar. Mães que chegam a atrasar 5 meses uma vacina, ou simplesmente não dão, e o motivo? Por nada, sinceramente não sei o que passa com uma pessoa assim. Hoje fiquei muito feliz ao saber que a vacina para Meningite C agora também faz parte do calendário, assim como a Pneumo 10 que entrou recentemente, isso é maravilhoso, pois quando meu bebê nasceu eu tinha que pagar para ele tomar a pneumocócica e não é barata não, custou em torno de R$250,00 cada dose  e são 04 no total, ainda bem que temos essa vacina hoje ministrada pelo nosso governo e fiquei  muito contente por levar meu filho hoje no posto para tomar o reforço desta vacina, pois as últimas 03 doses tive que pagar, minha outra e maravilhosa surpresa foi saber que no final do mês ele também poderá tomar a vacina para Miningite C também de graça, pois as outras duas doses também tive que pagar e custa em torno de R$150,00 cada. Estou deixando os valores estipulados para mostrar quão importante é valorizarmos e seguirmos o calendário de vacinas não pelo valor, mas para frisar que pais fazem de tudo para contribuir com a boa saúde dos filhos mesmo que para isso tenha que pagar, e imagino as mães que mesmo se apertando não puderam vacinar seus filhos, mas que agora ficam felizes em saber que eles não estam exclusos e sim que podem se prevenir dessas doenças que nos cercam dia-a-dia.
Pois a enfermeira do posto se indignou junto comigo, e ela melhor que ninguém por trabalhar no posto de vacinação acompanha tamanha falta de humanidade de mães que não levam os filhos para vacinar, enquanto uns pagam outros não os levam para tomar a vacina nem de graça, pois não se dão conta do perigo, digo não se dão conta porque acredito que essas mães não conheçam os males dessas doenças porque não é possível uma mãe conhecer e mesmo assim não prevenir o filho, e também me refiro a falta de humanidade, porque até um animalzinho cuida bem de seus filhotes, infelizmente minha indignação chegou a esse ponto, pois os números de mortes devido a essas doenças são muito altos.
Inclusive a médica do Nicholas a Drª Adelaide Monteiro nos pediu para vaciná-lo contra a Varicela que é uma catapora que dependendo do seu estágio pode ser hemorrágica, pois a amiga de sua filha com 17 anos teve que se vacinar agora porque pegou a doença, minha prima teve 40 graus de febre por tê-la adquirido também, pois agora estão aumentando muito o indíce também dessa doença.
Essa vacina ainda não faz parte do calendário pela Secretária da Saúde, mas segundo a enfermeira que me atendeu hoje, em breve fará, tomará se não será mais uma que teremos que continuar pagando. Devemos comemorar essas iniciativas do governo, mesmo que talvez tardia, mas temos sem dúvida que comemorar. Existem outras vacinas pagas como a da Hepatite A, mas são menos drásticas como as outras, o texto pode ser um pouco extenso e cansativo de ler, mas como mãe precisava fazer esse desabafo e espero que leiam a matéria a seguir e se você é mãe ou se ainda vai ser por favor conscientize-se junto comigo e as demais.
Forte abraço...

Doenças pneumocócicas

A Organização Mundial da Saúde estima que elas sejam responsáveis por 800 mil óbitos/ano em menores de cinco anos em países em desenvolvimento. O grau de fatalidade é tão grave como as seqüelas que elas podem causar (surdez, lesão neurológica e paralisia).

A bactéria causadora dessas doenças é encontrada no nariz e na garganta e diagnosticada por exame clínico e testes de sangue. Algumas doenças não-invasivas, como a pneumonia, necessitam de radiografias. 

Sintomas das doenças

Sinusite: febre , coriza, dor de cabeça e tosse

Pneumonia: tosse, febre,  falta de ar e respiração acelerada.

Meningite: febre, dor de cabeça, vômitos e principalmente rigidez no pescoço.

Otite média: febre, dor de ouvido e quando não é bem tratada pode causar perda de audição.

Meningite C

A Secretaria estadual de Saúde de São Paulo está provendo, à partir desta semana, 600 mil doses de vacinas contra a meningite C, uma das formas mais graves da doença bacteriana. A imunização já começou o, com participação de todos os municípios paulistas.

Para a secretaria, a vacinação é a forma mais indicada de proteção contra a bactéria. A meningite consiste em uma inflamação da meninge, membrana que reveste o cérebro e pode ser transmitida de pessoa a pessoa, pelo ar.
"A vacina tem elevado índice de proteção, chegando a mais de 90%", afirma Helena Sato, diretora do setor de Imunização do órgão. A imunização conjugada contra o meningococo C é, geralmente, bem tolerada pelo organismo, sem reações colaterais graves. Crianças com histórico de reação anafilática em dose anterior não deverão receber a imunização.

Esquema de vacinação

Pneumo 10

1- Crianças menores de 6 meses : Três doses com intervalo de 2 meses e 1 reforço 6 meses após a primeira dose.
2- Crianças entre 7 e 11 meses: duas doses com intervalo de 2 meses e um reforço após 6 meses da primeira dose.
3- Crianças de 12 a 23 meses: dose única a partir de 12 meses.

Meningite C

Com distribuição gratuita para crianças com menos de 2 anos, a vacina já faz parte do calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado. No início, serão imunizadas pessoas entre 12 e 23 meses de vida. Para esta faixa etária, na qual ocorrem um quarto dos casos de contaminação pelo meningococo C, apenas uma dose é necessária.

4 comentários:

  1. Oi Su, que barrigão lindo!!!!
    Obrigada pela ajuda na divulgação!
    Boa sorte e volte sempre lá no meu cantinho.
    Não consegui postar um comentário no seu outro blog, aparece um comercial bem na frente da verificação das letras.
    Já estou seguindo você também.
    Beijinhos na barriga.

    ResponderExcluir
  2. oi Pry na verdade desse barrigão saiu o Nicholas há 1 ano ... rsrs

    ResponderExcluir
  3. Oi querida é maravilhoso poder partilhar com você esse assunto, tenho um gatinho de 02 aninhos, e agora iremos pagar pela vacina pneumo 10 também,esse é o tamanho do desrespeito que o governo nos dá por contribuirmos tanto.
    Mas o nosso maior presente são os principes e princesas que Deus nos dá, tenho uma princesinha de 09 anos e ainda não foi vacinada contra a meningite C, pois ainda não tem doses no posto de saúde.

    Bjos

    Mel

    Caldeirão Grande Ba.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mel, estou muito lisonjeada em saber que algumas pessoas dispõe de seu tempo para ler este post o qual escrevi sobre este assunto tão polêmico, desabafo de mãe para mãe, obrigada pelo apoio

    bju

    ResponderExcluir