Para cada bebê que nasce, nasce junto uma mãe

Para cada bebê que nasce, nasce junto uma mãe
Para cada bebê que nasce, nasce junto uma mãe
Gravidez - Estado especial da mulher

Há aquelas mães que não planejaram a gravidez, e muitas demoram a se acostumar com a surpresa. Se quando planejamos já temos tantos sentimentos, anseios e dúvidas, quem dirá uma gravidez que não foi programada, ou até mesmo indesejada, como não se pode voltar atrás o ideal mesmo é seguir em frente e não se frustrar, pelo contrário, agradecer à Deus por este momento tão mágico, pois muitas mulheres não conseguem engravidar. Mas há mulheres que planejam, e que por vários motivos não tomam uma atitude por medo e insegurança, pois cuidar e criar um filho requer muita responsabilidade, amor, paciência e compreensão, e ainda tem aquelas que se preocupam com o corpo, como ficará após a gestação. Toda gravidez requer cuidados especiais tanto para a mãe como para o bebê, cabe a nós nos atentarmos a estes fatos. Grande parte do caminho percorreremos seguindo nosso instinto materno, o qual já nos ensina desde quando engravidamos, é claro que tudo não é tão simples assim, por isso é muito bom planejarmos e aguardarmos o momento certo, momento esse que todas sabemos quando chega, pois não desejamos outra coisa a não ser engravidar e ter um bebê. Nunca saberemos tudo, a cada dia e em todos os momentos aprenderemos uns com os outros e também devido a própria experiência que aos poucos vamos adquirindo. Por isso conto com vocês para tornar este blog especial e sempre com novas informações. Naveguem por ele e descubra a cada dia algo novo, é claro que peço muita paciência, pois para deixá-lo com tantas informações requer tempo, e quem é mamãe sabe que nossos filhos tomam a maior parte dele, mas isso é muito bom. Só me resta então desejar "Boas Vindas" a todos (as).


27/05/10

Gravidez na Adolescência

Dra. Adriana Lippi Waissman é médica obstetra do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, especializada em gravidez na adolescência.


 

Drauzio Depois do nascimento do bebê, a adolescente costuma assumir seu papel de mãe ou delega a responsabilidade para outra pessoa?

Adriana Lippi Waissman – É complicada a situação. É preciso lembrar que essas jovens mães estão atravessando uma fase de transição, estão aprendendo a ser adultas e mães ao mesmo tempo, mas continuam ainda um pouco crianças. O que se pode constatar é que cerca de 60%, quando retornam um mês depois do parto para a consulta, dizem não estar amamentando os bebês exclusivamente com leite materno. O ideal seria que 100% delas o fizessem, pois, do ponto de vista psicológico, amamentar intensifica o relacionamento mãe/filho, ajuda no desenvolvimento e previne doenças do bebê.
Além disso, há o detalhe da avó, mãe da adolescente, que também está aprendendo a lidar com novos papéis: sua filha é mãe e ela, avó. Às vezes, porém, essas avós acabam atrapalhando ao assumir o papel das mães e, por isso talvez tenha aumentado o índice de reincidência de gravidezes na adolescência. A menina engravida de novo porque considera fácil cuidar de um bebê, o que está longe de ser verdade. Só é fácil se alguém o fizer por ela. A mãe adolescente que tem sob sua responsabilidade cuidar da criança, no momento em que for rever os planos para o futuro (se existem obstáculos sem filhos, imagine com eles), vai pensar duas vezes antes de engravidar de novo.

Fonte: http://www.drauziovarella.com.br

2 comentários:

  1. oooi Adriana eu tenho 15 anos estou gravida de 2 meses so que eu tive um relação com um cara que eu gosto so que eu num seei como conta pra ele e pro meeus pais estou com muito medo e eu ainda naum tive nem um tipo de pré natal. Oque eu posso fazeer?
    Beijos Camila

    ResponderExcluir
  2. Olá, em primeiro lugar você deve procurar uma unidade de atendimento urgente para iniciar o seu pré-natal, pois é saudável e imprecindível tanto para você como para o seu bebê. Uma hora ou outra seus pais e todos irão saber, pois gravidez não se esconde por muito tempo, e pode ter certeza que se eles souberem de outra forma que não seja por você, podem se sentir traídos. No início os pais tendem a ficar bravos com a situação, mas depois acabam cedendo e após o nascimento então nem se fala, será uma alegria com certeza. O quanto antes falar, menos apreenssiva você irá ficar, logo eles se acostumarão com a idéia e você poderá levar a vida de forma mais tranquila, informe primeiro aos seus pais e depois ao garoto, tomara que ele assuma a paternidade, caso sua reação seja negativa, sem stress, uma hora ele irá amadurecer e perceber que presente ele ganhou, não importa se será antes do bebê nascer ou depois que já estiver andando...
    Respire fundo e aja de forma madura, apesar de ser uma adolescente ainda, após ser mãe tornarse-a uma mulher, filho muda tudo sim, mas não impede de você continuar a vida... ao contrário soma alegrias, continue estudando e siga seus objetivos e sonhos, você ganhou um(a) amigo(a) e companheiro (a) para toda a vida, e isso só depende de você, portanto seja uma boa mãe, por mais que o mundo possa virar as costas para você por um momento, se agir de forma correta, os terão ao seu lado novamente, você não é a única, e já que aconteceu pense somente em coisas positivas.

    Espero ter ajudado, grande abraço,

    Suelen blogueira do Geração Mamãe

    ResponderExcluir