Para cada bebê que nasce, nasce junto uma mãe

Para cada bebê que nasce, nasce junto uma mãe
Para cada bebê que nasce, nasce junto uma mãe
Gravidez - Estado especial da mulher

Há aquelas mães que não planejaram a gravidez, e muitas demoram a se acostumar com a surpresa. Se quando planejamos já temos tantos sentimentos, anseios e dúvidas, quem dirá uma gravidez que não foi programada, ou até mesmo indesejada, como não se pode voltar atrás o ideal mesmo é seguir em frente e não se frustrar, pelo contrário, agradecer à Deus por este momento tão mágico, pois muitas mulheres não conseguem engravidar. Mas há mulheres que planejam, e que por vários motivos não tomam uma atitude por medo e insegurança, pois cuidar e criar um filho requer muita responsabilidade, amor, paciência e compreensão, e ainda tem aquelas que se preocupam com o corpo, como ficará após a gestação. Toda gravidez requer cuidados especiais tanto para a mãe como para o bebê, cabe a nós nos atentarmos a estes fatos. Grande parte do caminho percorreremos seguindo nosso instinto materno, o qual já nos ensina desde quando engravidamos, é claro que tudo não é tão simples assim, por isso é muito bom planejarmos e aguardarmos o momento certo, momento esse que todas sabemos quando chega, pois não desejamos outra coisa a não ser engravidar e ter um bebê. Nunca saberemos tudo, a cada dia e em todos os momentos aprenderemos uns com os outros e também devido a própria experiência que aos poucos vamos adquirindo. Por isso conto com vocês para tornar este blog especial e sempre com novas informações. Naveguem por ele e descubra a cada dia algo novo, é claro que peço muita paciência, pois para deixá-lo com tantas informações requer tempo, e quem é mamãe sabe que nossos filhos tomam a maior parte dele, mas isso é muito bom. Só me resta então desejar "Boas Vindas" a todos (as).


27/05/10

Amamentação - Parte 1

Um ato de Amor e Carinho... 


A amamentação após o parto é importante para a recuperação da mãe, pois o ato estimula o útero a voltar mais rapidamente ao tamanho normal, contribuindo para a saída da placenta e para a redução do sangramento pós-parto.

Nos primeiros minutos de vida, o recém-nascido deve ser colocado no peito da mãe. Ao sugar o leite materno, nesta primeira fase o "colostro", ele ganha forças para se desenvolver e começar a criar suas defesas contra doenças. No contato com a mãe, ele também encontra proteção e calor, assim como quando estava no ventre.
 
Na primeira quinzena de vida do bebê, surge o chamado leite de transição, que sucede o colostro. A partir daí, o alimento começa a apresentar as características definitivas. O leite chamado maduro dá as caras apenas a partir da terceira semana. Assim, o fluxo tende a se regularizar, e o leite ganha as características que conhecemos: mais branco e mais líquido do que o leite dos primeiros dias.
 
Nessa fase, você também vai perceber outra transformação em sua mamas: elas estarão menos cheias. Em conseqüência, as dores e a queimação sintomas que, até aqui, tanto incomodavam algumas mulheres também vão embora. Isso ocorre devido à redução do nível dos hormônios progesterona e estrogênio que estavam circulando no seu corpo.

Para a fábrica de leite materno funcionar a todo vapor, o bebê precisa continuar a mamar. Enquanto isso estiver acontecendo, a mãe poderá nutrir seu filho pelo tempo que ambos desejarem. A Organização Mundial de Saúde recomenda que a criança receba o leite materno até os dois anos de idade.

Tipos de Leite

Dois tipos de leite são liberados durante o mamar. O primeiro, que sai no início da mamada é reforçado com água, lactose, vitaminas e fatores de proteção. O outro, é produzido depois que a criança começa a sugar o peito e é rico em gorduras e proteínas. O bebê precisa de ambos.
Basta esperar a criança esgotar o leite de um peito e depois oferecer o outro. No entanto, pode confundir algumas mães. Assim, aqui vai uma dica se a criança mamou no lado esquerdo da última vez, na próxima mamada, ofereça o mesmo peito, para garantir que ela receba os dois tipos de leite, depois que esvaziar esta mama troque para o da direita.
   
Durante a amamentação devemos ingerir em torno de 03 litros de água por dia, pois como o bebê mama em torno de 12 vezes ao dia temos que nos hidratar para compensar o leite produzido. Também temos que ingerir bastante derivados do leite, pois estima-se que nosso organismo necessite de 1000 mg de cálcio por dia nesse período. Lembrando que o bebê pode apresentar sensibilidade a esses derivados, deve-se então ingerir um suplemento vitamínico recomendado por um médico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário