Para cada bebê que nasce, nasce junto uma mãe

Para cada bebê que nasce, nasce junto uma mãe
Para cada bebê que nasce, nasce junto uma mãe
Gravidez - Estado especial da mulher

Há aquelas mães que não planejaram a gravidez, e muitas demoram a se acostumar com a surpresa. Se quando planejamos já temos tantos sentimentos, anseios e dúvidas, quem dirá uma gravidez que não foi programada, ou até mesmo indesejada, como não se pode voltar atrás o ideal mesmo é seguir em frente e não se frustrar, pelo contrário, agradecer à Deus por este momento tão mágico, pois muitas mulheres não conseguem engravidar. Mas há mulheres que planejam, e que por vários motivos não tomam uma atitude por medo e insegurança, pois cuidar e criar um filho requer muita responsabilidade, amor, paciência e compreensão, e ainda tem aquelas que se preocupam com o corpo, como ficará após a gestação. Toda gravidez requer cuidados especiais tanto para a mãe como para o bebê, cabe a nós nos atentarmos a estes fatos. Grande parte do caminho percorreremos seguindo nosso instinto materno, o qual já nos ensina desde quando engravidamos, é claro que tudo não é tão simples assim, por isso é muito bom planejarmos e aguardarmos o momento certo, momento esse que todas sabemos quando chega, pois não desejamos outra coisa a não ser engravidar e ter um bebê. Nunca saberemos tudo, a cada dia e em todos os momentos aprenderemos uns com os outros e também devido a própria experiência que aos poucos vamos adquirindo. Por isso conto com vocês para tornar este blog especial e sempre com novas informações. Naveguem por ele e descubra a cada dia algo novo, é claro que peço muita paciência, pois para deixá-lo com tantas informações requer tempo, e quem é mamãe sabe que nossos filhos tomam a maior parte dele, mas isso é muito bom. Só me resta então desejar "Boas Vindas" a todos (as).


27/05/10

Amamentação - Parte 2



Relaxar ajuda a amamentar

O hormônio ocitocina quando chega às mamas, levado pela corrente sanguínea, estimula a ejeção do leite. A ocitocina também está por trás da sensação de calma, satisfação e alegria que a mãe experimenta enquanto nutre seu filho.
O bebê está com fome e o leite não sai? A mãe se estressa, fica ansiosa e o que deveria ser uma experiência tranqüila vira um tormento. Muita calma. O problema é mais corriqueiro do que você imagina e tem solução.
A falta de experiência, pode dificultar um pouquinho a amamentação. Por esse motivo, as mães de primeira viagem precisam de todo o apoio e carinho ao alimentar o bebê. Vale apostar em uma boa massagem, procurar um ambiente agradável e tranquilo para amamentar o bebê, uma posição confortável para ambos e evite se rodear de pessoas que possam lhe deixar menos à vontade nesse momento, afinal é um momento especial para a mãe e o bebê trocarem carinhos e se conhecerem melhor...

Lembre-se : o leite materno é um alimento completo, capaz de suprir todas as necessidades nutricionais do bebê. Além de alimentar, também hidrata. Sua fórmula contém 87% de água, o suficiente para matar a sede do bebê mesmo como tempo quente. Por issso, não é necessário oferecer água, sucos e chás antes de a criança completar 6 meses. O uso de mamadeiras pode provocar o desmame precoce, pois o ato de mamar no peito exige um esforço maior do bebê do que o de sugar uma mamadeira, por isso nós mamães temos que nos enpenhar e jamais desistir de amamentar nossos bebês, se o leite não estiver saindo, não desista, persista, pois quanto mais o bebê sugar, mais seu organismo entenderá que ele precisa do leite. 
O Nicholas mama até hoje e já tem praticamente 1 ano e 03 meses, é uma delícia ainda poder amamentá-lo e contribuir com sua boa saúde...
 
Como tratar e evitar as fissuras

• Posicione o bebê corretamente durante a amamentação, a pega correta é muito importante para não deixar os mamilos doloridos.
• Não lave o mamilo com freqüência para não retirar a proteção natural da pele.
• Evite usar cremes e sabonetes sobre o mamilo. 
• Após a mamada, tire o bebê do peito com cuidado.  Se necessário coloque  o dedo no canto da boquinha, entre a língua e o mamilo, e depois tire delicadamente a criança.
Banhos de sol também são indicados, deixe a pele exposta por no máximo 15 minutos no começo da manhã ou no fim da tarde, pode-se adquirir este hábito antes memso do bebê nascer.
• O uso da pomada Massê Gestação também é uma boa opção.

Quando a fissura já apareceu, os médicos recomendam não parar de amamentar. O próprio colostro pode ser passado sobre o mamilo e a aréola,  deixando-os secar naturalmente, manter os mamilos secos é fundamental para a boa cicatrização. O colostro  tem ação bactericida, hidratante e cicatrizante. 
Também recomendo o uso da pomada Massê Amamentação, eu usei no início da amamentação, pois não havia me preparado para evitar as rachaduras e ajudou no tratamento.

Um comentário:

  1. Oi Su,
    divulguei o seu sorteio lá no post em que coloquei o resultado do sorteio no meu blog.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir